quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Palavra Viva!

Hoje concluí algo que se tornou uma das minhas grandes metas em 2010: ler a Bíblia inteira, de "capa a capa". Não foi um daqueles objetivos traçados durante a virada do ano. Não. Foi algo que surgiu há uns 4 ou 5 meses atrás, ao digerir várias leituras que havia feito neste ano até então.

Mais do que querer ler a Bíblia inteira, eu senti que eu precisava disso. Já havia lido todos os 66 livros que compõem, alguns por várias vezes. Mas nunca havia feito nada "sequencial", contínuo. 

Li sem grandes pretensões ou aspirações. Apenas li, por puro prazer. Não me preocupei com exegese, com traduções, interpretações, etc. Conquanto essas coisas tenham me "entretido" em muitos textos, mantive o foco: ler. Quaisquer outras preocupações desse tipo ficaram para uma próxima oportunidade.

Foi fantástico!

Percebi o quanto eu me esqueço de que a Palavra de Deus é viva. Sim, e não há nenhum outro texto no mundo assim. Não há outro livro capaz de transbordar Vida. Nenhuma outra obra consegue ensinar infinitas coisas diferentes a partir das mesmas linhas "de sempre" (não coloco nenhuma pejoratividade aqui).

Aprendi muitas coisas novas, fundamentei outras que já tinha algum conhecimento e, claro, saí dessa leitura com mais alguns bocados de dúvidas; coisas que, caso o Senhor queira, Ele mesmo tratará de me esclarecer em algum momento.

Pude desfrutar, inclusive, muitas e muitas alterações em meu próprio ser, em meu caráter, em meus valores e em meu relacionamento com Ele. Para alguns isso pode parecer loucura! "Como assim? Apenas lendo um livro, mesmo sendo a Bíblia?". Pois é! Como diz em Hebreus 4:12: "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração". Ou seja, um contato diário com algo tão poderoso, vindo direto da boca de Deus, só pode gerar frutos benditos, que restauram, curam, renovam e libertam.

Não sei o que pode estar passando pela sua cabeça agora, ao ler este texto. Mas, se de alguma forma ele lhe causou curiosidade ou lhe deixou intrigado(a), deixo uma sugestão: tente fazer o mesmo! Foi muito bom pra mim, e não vejo como poderia ser ruim para ninguém. Afinal, trata-se da Palavra. E não se preocupe com prazos: leia em quanto tempo conseguir, mas leia!

Se, ao contrário, para você isso não tem nada a ver, é desnecessário, sem sentido, bobeira, peleguice ou sei lá o que mais... tudo bem! Deus trabalha na vida de cada um de uma forma singular. Apenas deixe que Ele trabalhe na sua!

0 comentários:

Postar um comentário