segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Para que serve Deus

Semana passada terminei a leitura do último lançamento do autor Philip Yancey, intitulado "Para que serve Deus". Quem me conhece sabe que este é um dos meus autores favoritos, logo não pude deixar de conferir esta obra, de nome tão peculiar. Queria muito ter ido ao lançamento no Brasil, realizado na última Expo Cristã, onde o próprio Philip esteve palestrando, porém o dia/hora não ajudou muito (um dia de semana - quinta-feira, se não me engano - à tarde).

Minha admiração pelo autor começou com o livro "Decepcionados com Deus". Costumo dizer que, depois da Bíblia, este foi o livro que mais impactou e mudou a minha vida, pela pura identificação que encontrei com a forma com que o autor abordou o assunto e pela habilidade dele em demonstrar a graça de Deus em situações onde ela parece ter desaparecido. Depois desse li também "Alma Sobrevivente" e "Perguntas que precisam de respostas", todos igualmente edificantes.

Neste último livro, não foi diferente. Ele menciona 10 situações extremas, as quais ele acabou  envolvido de alguma forma. Em cada capítulo, após citar e comentar o evento, ele relata também uma palestra que ele tenha dado sobre o assunto.

O livro começa com um acidente de carro que ele próprio sofreu em 2008 e que quase lhe custou a vida. Depois ele entra em eventos como o massacre de Georgia Tech, 11 de setembro, os atentados de Mumbai, a perseguição aos cristão na China, a luta dos Alcoólicos Anônimos, dentre outros. Me admirou o quanto ele "mergulhou" nesses assuntos, em alguns casos literalmente; no caso de Mumbai, ele estava na capital quando os atentados começaram e só escapou ileso porque, horas antes da invasão pelos terroristas, foi convidado para ser hóspede de uma família que vivia no subúrbio da cidade. Cerca de 300 pessoas morreram naqueles dias.

Em minha humilde avaliação, o livro é excelente. Alguns podem torcer o nariz com o título, achar que é uma afronta, que é muita pretensão dizer algo desse tipo... mas, se você acha que esse tipo de pré-julgamento é dispensável, sem dúvida é uma leitura que vale a pena. Ao contrário do que muitos pensam, o autor demonstra uma fé muito sólida, sedimentada, fundamentada e inabalável. Ele consegue enxergar a graça de Deus em lugares e situações onde muitos cristãos "virtuosos" ficariam sem saber pra onde correr.

Fica aí a dica!

0 comentários:

Postar um comentário