segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Deus, Stephen Hawking e o Tempo

Há alguns dias atrás eu estava em casa jantando, quando comecei a procurar algo pra ver na TV enquanto matava quem estava me matando...

Passando pelos canais, vi que em um deles (não me lembro ao certo se era o History ou o Discovery Channel) estava exibindo um programa com o título "Deus existe?". Deixei lá mesmo pra ver o que estava rolando.

Vi que se tratava de um documentário sobre os últimos trabalhos publicados por Stephen Hawking. Pra quem nunca ouviu falar dele, basta dizer que é um cientista britânico e, certamente, uma das mentes mais brilhantes que a humanidade já produziu.


Pois bem, o documentário já estava no fim e o narrador estava falando sobre a conclusão do trabalho. Trocando em miúdos, ele dizia que Hawking chegou à conclusão de que Deus não existe pelo simples fato de que, antes do Universo existir, não havia o Tempo; e o se não havia tempo, não houve um momento necessário onde Deus ou quem quer que seja pudesse fazer algo, pois não havia nada e nem ninguém...

Eu ri! Sério mesmo, não agüentei, caí na risada.

Fala sério! O cara passou a vida inteira estudando, pensando, foi fundo no estudo de teorias físicas e astrofísicas diversas, se tornou um dos caras mais respeitados do meio cientifico, escreveu obras importantíssimas, ganhou o respeito de todos... Tudo isso pra tentar prender Deus ao tempo? Francamente, esperava algo mais elaborado.

Deus não está limitado a nada, inclusive ao espaço e muito menos ao tempo. O agora já foi, ainda será e está sendo, tudo ao mesmo tempo. Isso colocando em palavras humanas, pois nós sim estamos presos a essas dimensões. Sabe-se lá como a coisa toda acontece para o Criador.

Apocalipse 13:8 diz que o Cordeiro (Jesus) foi morto antes da fundação do mundo. Ora, mas não foi há 2.000 anos atrás? Foi... também! Mas havia sido desde sempre, desde a eternidade. A eternidade nunca começou, não tem meio e nem fim. Logo, é impossível para mente humana pontuar em um instante qualquer algo que é eterno. Simples assim.

Rejeitar isso ou julgar incompreensível não o torna menos verdadeiro.

Alguns trabalhos de Hawking na década de 80 assumiam a existência de Deus, pois identificavam pontos onde apenas o Criador poderia responder certas perguntas. É uma pena que ele tenha mudado de ideia tão drasticamente. Afinal, ciência e crença não têm porque caminharem separadas.

Aproveito para deixar o link de uma apresentação minha sobre Evolucionismo e Criacionismo onde dou uma pincelada sobre a teoria dos buracos negros (uma das bases dessas conclusões de Hawking), dentre outros tópicos interessantes:


Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário