quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um bolo muito bem feito

O texto abaixo é a primeira parte da mensagem de Natal que o Max Lucado publicou essa semana. Como sempre, segue em tradução livre!



Caros amigos,

Há muitas coisas que não sabemos. Não sabemos se a economia vai afundar ou se o nosso time vai vencer. Não sabemos o que o nosso cônjuge está pensando ou quando os nossos filhos vão embora. Não sabemos nem mesmo "como devemos orar" (Romanos 8:26). Mas de acordo com o apóstolo Paulo, nós podemos ter certeza absoluta de uma coisa. Nós sabemos que "...todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Sua vida, com seus picos e vales, é uma narrativa escrita e desenhada por um Deus bom, que está trabalhando com a sua bondade suprema.

Deus, em outras palavras, não está fazendo um plano à medida que o tempo passa. Ele também não deu corda no relógio e foi embora. "...o Altíssimo Deus tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele." (Daniel 5:21). Ele "...julga; a um abate, e a outro exalta" (Salmo 75:7). "Não retrocederá o furor da ira do Senhor, até que ele tenha executado, e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração." (Jeremias 30:24). Veja esses verbos: Deus domina, julga, executa, cumpre. Essas palavras confirmam a existência planos celestes detalhados. Esses planos incluem você. "Nele... também fomos feitos herança... conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" (Efésios 1:11).

Eu vi um exemplo desse processo na nossa cozinha um dia desses. Minha intenção era bater um papo com a minha esposa, Denalyn. Ela ia fazer um bolo para o aniversário de alguém e me garantiu que poderia conversar e cozinhar ao mesmo tempo. Então eu falava e ela cozinhava. Mas conforme ela cozinhava, eu parei de falar.

Denalyn se movia pela cozinha como uma abelha rainha em sua colméia. Ela pegava caixas nas prateleiras, travessas na despensa, ovos com uma mão e manteiga com a outra. Tudo isso sem parar para olhar.

Ela posicionou os ingredientes e utensílios sobre a mesa como um cirurgião faria com seus instrumentos. Uma vez que estava tudo em seu devido lugar, lá foi ela. Ovos quebrando, garfos caindo. Mexe isso, agita aquilo. Coloca o leite. Mede o açúcar. Peneira, mistura e bate. Ela era uma núvem de mãos e cotovelos, a Cleópatra da culinária, o Da Vinci da cozinha.

Ela colocou a travessa no forno, ajustou a temperatura para 350 graus, enxugou as mãos com uma toalha, virou para mim e disse as palavras que eu ansiava por ouvir: "quer lamber a panela?". Eu me ajoelhei aos seus pés e pedi a sua bênção. Bom, talvez não. Mas eu lambi a panela, a espátula e as hastes da batedeira. E fiquei pensando se o trabalho de Denalyn na cozinha seria uma figura do trabalho de Deus em nós.

Todas as mudanças, demissões, feridas, rompimentos e fugas. Dificuldades e oportunidades. Peneirados, agitados e assados no forno. Deus sabe, nós já sentimos o calor. E estamos imaginando se os ingredientes escolhidos por Ele resultarão em algo digno de ser servido.

Quando pensar nisso, lembre-se: em um momento anterior aos momentos, seu Criador olhou para o futuro e viu as necessidades e ansiedades da sua geração. Ele colocou e está colocando em você tudo o que você precisa para cumprir os planos dEle. "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10).

Se isso não for bom, eu não sei o que é!*


*No original "If that doesn’'t take the cake, I don't know what does". O autor usou a expressão com a palavra "cake" (bolo) para fazer um trocadilho com o texto.

0 comentários:

Postar um comentário