quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Aprendendo com quem sabe

E ae, people!

Eu e a Érica estamos estudando o livro de 1 Coríntios em nossas devocionais, então provavelmente as próximas postagens trarão algumas coisas que temos aprendido, a começar pela de hoje!

Vejam este texto:

"Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente." (1 Coríntios 2:10-12)

Algumas coisas interessantes que podemos identificar:

  1. "Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus... Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus.": aqui vemos claramente a ação do Espírito Santo em sondar todas as coisas, sem exceção, inclusive as coisas mais profundas de Deus e o Seu pensamento. Vale mencionar que Deus e o Espírito são um na essência, mas aqui podemos ver ambos desempenhando funções distintas. Em outra ocasião podemos falar mais especificamente sobre isso;
  2. "Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está?": da mesma forma que o Espírito sonda os pensamentos de Deus, nós também temos o nosso espírito, criado por Deus, que nos sonda. Quer creia-se, quer não, quer entenda-se, quer não, somos seres espirituais;
  3. "Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.": Dentre tantas coisas que o Espírito Santo faz ao passar a habitar em nós, uma delas é nos ensinar sobre as coisas mais profundas de Deus.
De novo, coisas óbvias, que tanto ouvimos, lemos e falamos... mas muitas vezes pouco vivemos. Estamos plenamente convencidos do poder, capacitação e ensino que o Espírito pode operar em nós, mas muito pouco buscamos isso "oficialmente". Porquê?

Falando de mim, vivi muito tempo assim porque confiava muito no meu próprio conhecimento, em tudo aquilo que estudei, que ouvi e em interpretações "prontas" que aprendi. Não que essas coisas não sejam importantes ou necessárias (dentro de certa medida), muito pelo contrário. Porém, isso tudo começou a gerar um mim orgulho, autossuficiência, independência... ou seja, tudo aquilo que Deus não quer de mim! Até que chegou uma hora onde eu tive que chegar diante de dEle e dizer: "Senhor, eu não sei nada! Ensina-me!".

Deixe o Espírito te ensinar as coisas profundas de Deus!

2 comentários:

RODRIGO SANTIAGO disse...

É verdade, amigo. Somos muitas vezes preguiçosos demais para buscarmos em Deus a verdade. Prefirimos acreditar cegamento no que nossos "pastores" ensinam . . . aproveitando a deixa, queria provocar um pouco: o que será que temos aprendido nas nossas igrejas que é passível de questionamento diante da Bíblia? o que em nossas crenças e fé foi construído baseado nesses ensinamentos? Será que vivemos um cristianismo legalista e religioso, onde o mais importante é "fazer parte do clube" do que realmente entender o porquê o "dono do clube" o criou? Tantas perguntas....mas deixo com vc..quem sabe num próximo post a gente aprofunde mais esse tema....ou tomando um café...a Bia já tá com sete meses....viu como o tempo voa?

Saudades, amigo. Desculpe por ser ausente em sua vida. Quero de coração ser mais presente.

Um abs,

Rodrigo

Licia de Almeida disse...

Amigo Eldim, fico feliz com sua iniciativa. É sempre bom ler/ouvir mentes pensantes e conectadas ao Senhor Jesus.
Boa sorte nessa empreitada!
Conte com minha visita assídua.
Abraços,

Postar um comentário