sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cada coisa no seu lugar

Cheguei à Igreja meados de 1997 e, desde cerca de 1 ano depois, passei a fazer parte do ministério de louvor. De tudo o que já fiz ministerialmente, tanto dentro quanto fora da igreja, esse é o serviço que, digamos, tem resistido ao tempo! É algo que faço em louvor a Deus, com muito amor e paixão (queria dizer 'muita dedicação' também, mas preciso melhorar muito nisso).

Há uma palavra que permeia o meio cristão em geral com relação ao ministério de louvor: levitas. Há anos atrás eu não dava muita bola pra isso, embora sempre ouvisse muito levita pra cá e levita pra lá. Pra quem não está familiarizado com o assunto, levitas eram os descendentes da tribo de Levi, uma das 12 tribos de Israel. Eles são frequentemente associados à área de louvor (música, artes, etc) da igreja, devido ao ministério que exerciam no Tabernáculo (o templo da época). E é sobre isso que pretendo falar um pouco.

Vamos ver dois textos bíblicos sobre assunto:

Números 1:50-54
"'Em vez disso, designe os levitas como responsáveis pelo tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, por todos os seus utensílios e por tudo o que pertence a ele. Eles transportarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; cuidarão dele e acamparão ao seu redor. Sempre que o tabernáculo tiver que ser removido, os levitas o desmontarão e, sempre que tiver que ser armado, os levitas o farão... Os levitas, porém, armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, para que a ira divina não caia sobre a comunidade de Israel. Os levitas terão a responsabilidade de cuidar do tabernáculo que guarda as tábuas da aliança'..."

Números 3:5-13
"O SENHOR disse a Moisés: 'Mande chamar a tribo de Levi e apresente-a ao sacerdote Arão para auxiliá-lo. Eles cuidarão das obrigações próprias da Tenda do Encontro, fazendo o serviço do tabernáculo para Arão e para toda a comunidade. Tomarão conta de todos os utensílios da Tenda do Encontro, cumprindo as obrigações dos israelitas no serviço do tabernáculo. Dedique os levitas a Arão e a seus filhos; eles serão escolhidos entre os israelitas para serem inteiramente dedicados a Arão...'. Disse também o SENHOR a Moisés: 'Eu mesmo escolho os levitas dentre os israelitas em lugar do primeiro filho de cada mulher israelita. Os levitas são meus...'".

Well, aqui vemos claramente algumas funções que os levitas exerciam: cuidavam do templo, dos utensílios e auxiliavam Arão (sacerdote) em suas atividades. Se formos adiante no livro de Números veremos também que eles ministravam a Lei diante do povo, carregavam a Arca, etc. Além disso, o texto ensina que por terem sido designados a dedicarem-se integralmente aos cuidados do Tabernáculo, eram sustentados (financeiramente) pelas outras tribos. Inclusive possuíam terras especificamente designadas (que não podiam nem ser vendidas ou coisas do tipo). Quem quiser ler, vale a pena!

Bom, onde quero chegar com tudo isso? Infelizmente vejo nos dias de hoje uma supervalorização do ministério de louvor dentro das nossas igrejas. Não quero também pregar a subvalorização (afinal todos têm o seu valor), mas com o tempo em que venho atuando nesta área, falo com tranquilidade: precisamos diminuir muito nossos egos.

Não somos levitas, ao menos não no sentido bíblico da palavra.

Já ouvi termos como "santos levitas", "escolhidos", "escolhidos dentre o povo" e outras coisas que dão até frio na espinha. Creio que falta muito em nós a noção de Corpo de que Paulo fala em 1 Coríntios 12:12-31. Cada membro do Corpo tem sua função e cada um é indispensável. Músicos (e outros artistas em geral) já têm uma tendência humana natural de ter um ego inflado: alimentar este tipo de pensamento só faz aumentar a quantidade de "estrelas gospel" que temos em nossos dias (inclusive algumas estrelas completamente desconhecidas).

É verdade que somos, de certa forma, uma espécie de vitrine, já que ficamos sempre expostos diante de todos. Porém, não ficamos mais expostos do que o pastor, do que alguém que dá algum aviso ou dirige um culto, etc. O que esta exposição faz (ou deveria fazer) é colocar em nós um peso muito maior em relação ao nosso testemunho, já que estamos constantemente sendo vistos (e analisados). Mas considerar isso como algo que nos faz mais especiais dentro do Corpo... pra mim chega às margens da heresia.

Se fôssemos comparar ao pé da letra o ministério que os levitas exerciam com os ministérios exercidos hoje na Igreja, talvez encontrássemos muito mais semelhanças com outros ministérios do que com o nosso. Eles eram zeladores, mordomos, ministros da Palavra, intercessores, etc.

É tempo de buscarmos mais unidade e menos divisão. Mais Corpo e menos membro. Mais Deus e menos eu.

0 comentários:

Postar um comentário