sexta-feira, 26 de março de 2010

Buscar e se humilhar

"E ele prosseguiu: 'Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.'" (Daniel 10:12)

Quem nunca sentiu que suas orações não têm saído do seu quarto, que têm sido como gritos sufocados no meio do nada? Quem nunca achou que Deus, o Onipresente e Onisciente, estava o ignorando solenemente?

Que grande engano! Ou melhor, talvez seja um engano. Digo talvez porque, no caso de Daniel, o anjo citou duas coisas que fizeram com que as suas orações fossem ouvidas:

1-Ele decidiu buscar entendimento: Não se engane, Daniel não entrou em nenhuma mega faculdade e nem começou a ler livros de nenhum sábio. Não é à toa que ele foi jogado na cova dos leões: eles buscava a Deus não importando os tempos, as condições, as leis... nada! Era uma busca sincera e incondicional.

2-Ele humilhou-se diante de Deus: Daniel reconhecia que Deus era Santo e Soberano, e que ele (Daniel) não passava de um pecador, indigno do Seu favor. Vejam a oração que ele fez em Daniel 9:4-19 (resumido):

"Orei ao SENHOR, o meu Deus, e confessei:
Ó Senhor, Deus grande e temível... nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis. Não demos ouvido aos teus servos... que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o teu povo. Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados... Ó SENHOR... estamos envergonhados por termos pecado contra ti. O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes... Todo o Israel transgrediu a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. Por isso as maldições e as pragas escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque pecamos contra ti. Cumpriste a palavra proferida contra nós e contra os nossos governantes, trazendo-nos grande desgraça... Conforme está escrito na Lei de Moisés, toda essa desgraça nos atingiu, e ainda assim não temos buscado o favor do SENHOR... Ó Senhor nosso Deus... nós temos cometido pecado e somos culpados... Os nossos pecados e as iniqüidades de nossos antepassados fizeram de Jerusalém e do teu povo objeto de zombaria para todos os que nos rodeiam... Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve... Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia. Senhor, ouve! Senhor, perdoa! Senhor, vê e age! Por amor de ti, meu Deus, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome."

Buscar entendimento nEle e nos humilharmos diante dEle: não há outra forma de nos achegarmos ao Seu Trono e estarmos aptos a ouvir aquilo que Ele tem a dizer.

0 comentários:

Postar um comentário