segunda-feira, 22 de março de 2010

O que passou... passou!

"Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:12-14)

Uma parte específica deste texto me chamou muito a atenção: "esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo".

Geralmente, quando falamos sobre este texto em nossas igrejas (ou em qualquer outro "ajuntamento gospel"), ao dizermos "esquecendo-se das coisas que ficaram para trás", acabamos nos referindo à vida "torta" que vivíamos, ou à coisas ruins que fizemos, ou ainda a coisas ruins que nos aconteceram (tragédias, fatalidades, perdas, etc). E, a princípio, creio que Paulo se referia também a tudo isso. Essas coisas precisam ser vencidas, superadas, perdoadas e curadas para que nossa caminhada rumo ao Senhor prossiga.

Contudo, não creio que Paulo se referia apenas a isso. Ele disse "esquecendo-se das coisas" e não "esquecendo-se das coisas ruins". Onde quero chegar? Que tudo aquilo que ficou para trás, deve ser deixado para trás, sejam coisas ruins ou boas! Não quero dizer que o que passou não serve para nada... Não, não é nada disso! Aliás, eu seria no mínimo ingênuo se dissesse isso. O que entendo neste texto é, de certo modo, um combate àquilo que muitos chamam de "viver do passado".

Não vou comentar hoje sobre "viver do passado ruim". Como disse, já falamos muito disso no nosso meio eclesiástico. :)

Temos uma tendência forte, preguiçosa, confortável e cômoda de nos agarrarmos a qualquer coisinha boa que nos aconteça (ou que façamos) e viver daquilo por anos a fio. Daí vamos envelhecendo e acabamos ficando como aquelas pessoas que insistem naquele discurso chato: "no meu tempo sim era bom!".

Vou dar um exemplo pessoal (pra ninguém falar que estou falando mal dos outros, vou falar mal de mim mesmo!): eu vivi alguns bons anos de serviço cristão há alguns anos atrás. Dando as minhas cabeçadas, tive a oportunidade de servir a Deus na liderança da juventude local da minha igreja (a saudosa MOBAVE), na juventude regional (a JUBA-ABC, o ministério mais gratificante no qual atuei e que cheguei a presidir) e na juventude estadual (a JUBESP, o ministério mais difícil dentre todos esses - e o maior também). Foram quase 10 anos de muito trabalho, muitas amizades, muitas risadas, muito choro, muita encrenca pra resolver e, principalmente, muito agir de Deus. Sim, foram anos memoráveis!

Porém, pensando em tudo isso frente ao texto acima, sinto Deus me dizendo: "E daí? Isso tudo passou!". A MOBAVE "passou" em 2004. A JUBA-ABC "passou" em 2006. Por fim, a JUBESP "passou" em 2007. E muitas vezes me pego justificando a minha vida cristã estéril com coisas que aconteceram no passado e que lá estão.

Não é assim temos nos acostumado a viver? Vivemos daquele ministério que já nem existe mais, vivemos daquela cura que muitos já nem lembram, vivemos daquela manifestação de Deus que foi "tremenda" (mas já nem lembramos mais em que ano ocorreu), vivemos daqueles folhetos que distribuímos que, se algum ainda existe, já deve estar desbotado.

O que Deus pergunta pra mim nisso tudo é: "E hoje? E agora? O que está acontecendo hoje que está te conduzindo rumo ao alvo?". A Bíblia nos ordena a vivermos em novidade de vida (Romanos 6:4), mas acabamos nos prendendo à nossa velha vida nova. Ela também nos diz que as misericórdias no Senhor se renovam a cada manhã (Lamentações 3:22-23), mas também insistirmos em viver da misericórdia de ontem.

Quando o povo de Israel tentou guardar o maná de um dia para o outro, contrariando uma ordem de Deus, perceberam que ele se estragava (Êxodo 16:19-20). A provisão de Deus era para o dia apenas, e eles deviam confiar que Deus daria provisão para o dia seguinte. Deus tem uma provisão nova para o dia de hoje!

Que Ele nos ensine a nos renovarmos diariamente em nossas vidas, em nossos ministérios, em nossas igrejas, em nossas famílias e, acima de tudo, perante a Sua face.

2 comentários:

Guilherme de Almeida disse...

Parabéns pelo blog, mano! Muito coeso e rico...Não pare de escrever, pois faz um bem "danado"!!!

No mais, gostaria de comentar que o "reinventar-se" é algo
muito difícil pra mim. Percebo que minha vida é feita de ciclos que iniciam e logo acabam dando lugar a outros. Assim é com a vida profissional, emocional, familiar. Na vida espiritual os ciclos são bem menores, pois ando aos "trancos e barrancos" com meu imperfeito amor por Deus.

Mas, como vc me conhece, sabe que apegar-de às coisas passadas não combina comigo. Nem boas e nem ruins. Agradeço a Deus por viver as coisas novas que Ele sempre faz pra mim, todos os dias.

Um abraço.

Rafael Bertolino disse...

Pow cara, claro que lembro de vc!
Que legal que achou meu blog!

Curti mto esse texto que vc escreveu, me fez um bem danado, e me motivou!

Continue escrevendo!

Se quiser, procure por Rafael Bertolino no youtube e veja umas músicas que eu fiz!

Abraço!!!

Postar um comentário