terça-feira, 18 de maio de 2010

Guerreando

Hoje vou dar um tempo nos posts sobre a nossa viagem de férias e abordar um assunto de importância máxima: oração. "Coisa" conhecida por muitos, ignorada por tantos e praticada por poucos. Seja qual for o seu caso, tenha em mente o seguinte: orar é uma ação indispensável para quem quer se relacionar com Deus. Você quer? Eu quero, e preciso melhorar muito...

O texto que vou compartilhar foi adaptado por mim a partir dos apontamentos de uma pregação feita pelo meu amigo Cezar Pinheiro. Segundo ele mesmo, "essa foi a primeira pregação que eu preparei e que mudou a minha própria vida". Deus falou forte com ele, para que depois ele pudesse falar a quem quer que fosse.

É um pouco grande, afinal trata-se de uma pregação! Mas vale muito a pena parar um pouquinho para ler (quem puder e quiser, claro).

Cezar, se você estiver lendo aqui e quiser mudar algo, fique à vontade, ok?


"Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado." (I Coríntios 9:24-27)

Paulo diz que estamos em uma guerra, uma luta, disputa, competição. Então vamos lutar! Porém, precisamos nos atentar a algumas coisas:

  1. Identificar o inimigo/oponente: "Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." (Efésios 6:12).
  2. Não ignore seu inimigo, ou ele te arrebenta: "A fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções." (II Coríntios 2:11).
  3. Conhecer o seu poder de fogo dele: veja exemplos.
    • Prende uma mulher por 18 anos - "Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos..." (Lucas 13:16).
    • Por duas vezes impediu Paulo de visitar os tessalonicenses - "Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e não apenas uma vez, mas duas; Satanás, porém, nos impediu." (I Tessalonicenses 2:18).
    • Impediu uma resposta de oração durante 21 dias - "...Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias..." (Daniel 10:12-13).

Identificado o inimigo, precisamos de uma estratégia. E ela é a seguinte: parta para a ofensiva, ou ele vai encurralar você. Invada seu território, destrua suas fortalezas.

Mas não vá de mãos abanando, desarmado. Jesus nos deu uma "bazuca", uma "bomba", e o nome dela é oração. Através dela, Ele próprio invadiu (entrou à força) o território inimigo e venceu pelo poder o Espírito Santo.

"Ah", alguém pode dizer, "mas era Jesus, né?". Sim, Jesus... o homem! "Que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens." (I Tessalonicenses 2:6-7).

Jesus fez coisas grandiosas e disse que poderíamos fazer outras ainda maiores: "Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai." (João 14:12). O "segredo" dEle está à disposição de todos nós: oração (novamente).

Analisemos algumas vitórias de Jesus:

  • Milagres em Genesaré - "Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes. Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados." (João 14:35-36). Pouco tempo antes, ele estava no monte orando: "Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho" (João 14:23).
  • Escolha dos 12 apóstolos - Após passar a noite inteira orando, ele escolheu os 12. "Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos" (Lucas 6:12-13).
  • Pregou e expulsou demônios na Galiléia - "Então ele percorreu toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios." (Marcos 1:39). Novamente, após uma madrugada de oração: "De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando." (Marcos 1:35).
  • Quando sabia que aproximava-se a sua hora - Mais uma vez, orou no monte: "...Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar. Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago. Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias. Apareceram em glorioso esplendor, e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém." (Lucas 9:28-31).
  • No seu momento mais difícil, não foi pego desprevinido - Momentos antes de ser preso, estava orando: "Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou..." (Mateus 26:39).
Nessa guerra, nós somos os soldados. Todo bom soldado precisa de duas coisas:
  1. Treinamento rigoroso: "Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso" (I Coríntios 9:25a).
  2. Disciplina: "Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo" (I Coríntios 9:27a).
Uma coisa curiosa: durante da batalha, na hora do "vamo vê", Jesus não orava: Ele dava ordens! Ao morto ele dizia "venha para fora!", ao enfermo ele dizia "levanta e anda!" e ao demônio ele dizia "vai embora!". A vitória já havia sido conquistada antes, a arma já estava carregada. Na hora da batalha não é hora de carregar a arma, é hora de atirar. O inimigo chegou? Já era!

Os discípulos comprovaram isso da pior forma. Jesus os avisou do que iria acontecer e disse que deviam orar (estratégia): "...Orem para que vocês não caiam em tentação" (Lucas 22:40). Mas eles, tristes, dormiram. Tristeza + Desânimo = Sono. Resultado: o inimigo pegou-os despreparados e botou-os pra correr, humilhados e nus ("Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo Jesus. Quando tentaram prendê-lo, ele fugiu nu, deixando o lençol para trás." - Marcos 14:51-52).

"Mas, Cezar, eu oro e parece que Deus não me ouve". Persista! Se sua granada não está vazia e se não há obstáculos, uma hora Miguel chega e ela explode!

Discipline-se, treine rigorosamente tenha momentos a sós com Deus diariamente. Sem isso, nenhum soldado sobrevive à guerra. Lute para vencer!

    0 comentários:

    Postar um comentário