quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cedo vem

"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer... Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo." (Apocalipse 1:1-3)

Penso que muitas vezes esse texto, situado no início do livro de Apocalipse, possa trazer uma certa confusão na mente de muitos. Afinal, como entender o conceito de "breve" e "próximo" em um texto escrito há dois mil anos atrás? Se o tempo estava próximo naquela época e até agora "nada aconteceu", como crer nesta mensagem?

Nada mais simples! Vamos ver um texto um pouco mais adiante:

"Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha.” (Apocalipse 16:15)

Como um ladrão age? Avisa antes? Agenda um horário? É claro que não! Ele vem de repente, quando menos se espera. E ai daquele que estiver despreparado!

É assim que o Senhor quer que vivamos: como se a vinda dEle fosse ocorrer daqui a poucos instantes. Devemos viver na expectativa da volta do Cristo. Durante toda a história da Igreja, para todas as gerações que leram esse texto, a mensagem é a mesma: o tempo está próximo!

Mas por que isso? Ora, porque o Senhor conhece o gênero humano. Se soubéssemos de antemão o momento exato da sua volta, viveríamos do jeito que desse na nossa cabeça e, quem sabe, alguns momentos antes da sua volta, pediríamos perdão por tudo e subiríamos aos Céus com aquele óleo de peroba tinindo no rosto.

Não é isso que Ele quer! Ele deseja que nos preparemos, que nos santifiquemos, que estejamos prontos a qualquer momento. Viver na expectativa da volta de Jesus não é ser perfeito, senão ninguém subiria com Ele. Mas é viver sempre diante dEle, reconhecendo nossa condição de pecadores e lançando essa condição aos pés dEle, clamando por seu Sangue sobre nossas vidas.

Por isso a Igreja é comparada, na Bíblia, a uma noiva. A noiva se enfeita, se perfuma, escolhe a melhor roupa... enfim, a Noiva se prepara para encontrar o Noivo! Que estejamos, como Igreja, Noiva de Cristo, preparados para nosso encontro com Ele... que está próximo! E quem for pego despreparado, segundo o texto acima, será envergonhado.

0 comentários:

Postar um comentário